June Carter

Valerie June Carter Cash, ou June Carter, como era conhecida, nasceu em 23 de junho de 1929, em Maces Spring, nos Estados Unidos. Foi cantora, compositora, atriz, comediante e autora. Carter também foi a segunda esposa de Johnny Cash, com quem cantou e compôs conjuntamente.

June Carter começou a cantar música country com 10 anos de idade no grupo Carter Family. Depois, participou do Mother Maybelle & the Carter Sisters com sua mãe Maybelle e suas irmãs, Helen e Anita. Desde pequena, Carter demonstrava ter uma veia artística apurada, com um talento especial para a comédia. Em 1955, o diretor Elia Kazan viu sua performance no Grand Ole Opry e encorajou-a a estudar a arte de atuar, em Nova York. Carter participou de filmes, como o The Apostle, e seriados, como o Dr. Quinn, Medicine Woman.


A cantora foi casada três vezes. A primeira delas foi com Carl Smith, o casamento durou quatro anos, e tiveram uma filha, Carlene Smith. Depois, Carter casou-se com Edwind L. Nix, com quem o relacionamento durou nove anos e tiveram também uma filha, Rozanne Nix. No entanto, o verdadeiro amor de sua vida foi Johnny Cash, com quem viveu por 35 anos. Juntos, tiveram o único filho homem dos dois, John Carter Cash – Johnny Cash já havia sido casado com Vivian Liberto, mas só tinha filhas mulheres.

June Carter e Johnny Cash lançaram cinco álbuns juntos – sendo dois postumamente liberados, em 2006. O primeiro deles foi Carryin’ On with Johnny Cash and June Carter, em 1967, e ficou em quinto lugar entre os álbuns countries mais tocados dos Estados Unidos na época. Em 1999, June Carter ganhou um Grammy por seu álbum Press On.

A cantora faleceu no ano de 2003, aos 73 anos de idade, em Nashville, após ter complicações decorrentes de uma cirurgia no coração.