Johhny e June - O filme

O renomado cantor e compositor de música country Johnny Cash, também conhecido como O Homem de Preto, teve a história de sua vida encenada pelo filme Johnny e June – originalmente intitulado Walk The Line, em inglês.

Lançado no ano de 2005, o filme foi dirigido por James Mangold. Joaquin Phoenix interpretou o protagonista Johnny Cash e sua mulher, June Carter, foi encenada por Reese Whiterspoon. Por sua ótima atuação, Whiterspoon recebeu o Oscar de melhor atriz e Phoenix ganhou uma indicação para o Oscar de melhor ator.


Pintada como uma história de amor, o filme valoriza o relacionamento amoroso entre Cash e June Carter, que foi sua segunda esposa e o grande amor de sua vida. O longa-metragem relata a vida de Johnny Cash desde a sua infância, quando perdeu um irmão, até problemas que ele viveu enquanto adulto, como a luta contra o vício em anfetaminas.

O filme, de gênero drama, tem duas horas e 16 minutos de duração e seu roteiro foi escrito por Gill Dennis e James Mangold, baseado na autobiografia que Cash escreveu com Patrick Carr. O elenco também conta com Ginnifer Goodwin – interpretando Vivian Cash – e Robert Pratick – no papel de Ray Cash.

Em 2006, Johnny e June também ganhou os Globos de Ouro nos Estados Unidos por melhor filme musical, melhor atriz de musical e melhor ator de musical. No mesmo ano, no Reino Unido, o filme foi premiado pela Academia Britânica BAFTA na categoria de melhor atriz e melhor trilha sonora.